26 de junho de 2017

Somos Negras Nossos Cabelos Tem Histórias 💇

Ser negar não é o verdadeiro problema, aceitar-se é o grande problema, isso em todas as raças. Porquê comecei assim? Comecei assim porque venho falar de algo que por mais que pareça superficial afecta muitas mulheres negras o factor CABELO.


 Quando era mais nova acreditava que cabelo bonito era/tinha que ser liso, naquela altura só pensava no dia que teria a liberdade de colocar química no cabelo CRESPO E FEIO (o que eu pensava na altura) para alisar e ficar igual de algumas meninas brancas ou mulatas, agradeço imenso a minha mãe que não permitiu-me fazer isso na altura, porque dizia que não tinha idade e que quando cresce-se poderia fazer o que quiser com o meu cabelo. Com o tempo fui vendo a beleza do meu cabelo o quanto os cabelos, Crespos, Cacheados e ondulados eram lindos e perfeitos, não que os lisos não sejam porque são, mas eu já não via esse padrão que alguém do outro canto do mundo colocou como verídico, já não via o tamanho dos nossos cabelos como problema, mas sim como um toque único que eles tem. Agora vejo muitas menina que aperceberam-se do quanto o Black Hair é lindo e estão voltando ao natural, estão deixando a química (produtos de relaxamento, permanentes afro etc.) para traz. 


O maior preconceito está para os cabelos crespos, os tipo 4C por eles não formarem cachos e o pior é ver algumas negras com cabelos tipo 3 (A-C) aqueles com cachos dizerem que cabelos crespos não são bonitos, que devíamos cachear deixar eles mais domesticados porque quem tem cabelo crespo (muitas em África/Moçambique tem) sabe que ele é rebelde ou encolhido ou embaraçado com pontas juntas, hoje alguém olhou para mim e disse “ficas mais bonita de tranças sintéticas, teu cabelo já é grande porque não pões permanente”, olha eu não procuro a minha beleza no olhar de outra pessoa, e se um dia eu atrever-me a fazer isso, seria infeliz e não teria o auto-estima que tenho hoje. Olhe minha querida leitora você só é bonita quando você faz algo que realmente quer, sem vergonha ou medo de o que eles vão dizer ou pensar, aí está a sua real beleza e se você conseguir ver essa beleza a outra pessoa verá também cedo ou tarde. 



Quer cortar? Corte, quer ficar com o seu Crespo ou Cacheado solto sem trançar ou por produto? Então fique, liberte-se os teus antepassados já fora escravizados o suficiente, para que hoje você tivesse a liberdade de andar na rua com o seu Black Hair, quer colocar produto porque é assim que você quer ficar? Está bem faça, mas não faça por ter vergonha ou medo do seu cabelo, porque ele é lindo aprenda a cuidar dele faça com que as pessoas os vejam com nunca ninguém viu, não faça algo porque “está na moda, quero ser igual aquela pessoa”. 


Assuma-se a verdadeira beleza esta em te, em como você se olha no espelho cada manha, sempre haverá aquela pessoa que acha que deve opinar coisas negativas acerca do cabelo natural/virgem como sendo feio apenas ignore, a sua cor é linda você tem historia você é muito mais do que alguém um dia vai tentar definir.


Gostou do artigo partilhe, tem vergonha do seu cabelo e quer ajuda para ver o quanto ele é bonito comente que eu sei muito bem como fazer você ver o quanto ele é bonito e dizer que farei mais artigos sobre cabelos principalmente dos crespo 4c que é o meu tipo, cuidados, hidratação, crescimento capilar, penteados para cabelos curtos e longo, todos tipos de cabelo e antes disso falarei dos tipos de cabelos, assim você ficara a saber o seu tipo e como cuidar dele.


Nota especial: este artigo foi inspirado em me primeiro por ter passado dessa fase de aceitação no final do ano passado quando cortei as Dreads porque queria meu cabelo solto e a uma pessoazinha do bem Maira Raimundo que acabou de cortar o cabelo que tinha química para voltar as origens dizer que você foi muito corajosa e que estas linda.

Sem comentários:

Enviar um comentário