1 de dezembro de 2018

HIV/SIDA: Deu positivo e agora?


pesquisa genética indica que o HIV surgiu no centro oeste da África durante o início do século XX.  A SIDA foi reconhecida pela primeira vez em 1981, pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças  (CDC) dos Estados Unidos, e a sua causa o HIV foi identificado na primeira metade da década.  Desde a sua descoberta, a SIDA causou a morte de aproximadamente 30 milhões de pessoas (até 2009).  Em 2010, cerca de 34 milhões de pessoas eram portadoras do vírus no mundo.  A SIDA é considerada uma pandemia , um surto de doença que está presente em uma grande área e que está se espalhando activamente. Dia Internacional da Luta contra a SIDA é comemorado anualmente em 1º de Dezembro. A data tem o objectivo de conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo: a SIDA. Não apenas informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, o Dia Mundial de Luta contra a SIDA também tem a função de auxiliar no combate contra o preconceito que os portadores de HIV sofrem.
Com certeza é o teste que todos querem que de negativo, e quando você é jovem e recebi a notícia que o seu teste deu positivo, creio que você acha que o seu mundo vai acabar, bem pessoalmente eu ficaria muito, mais muito perdida nos primeiros dias, semanas, meses ou anos. Há notícias que são difíceis de assimilar nesta vida, esta é uma delas não importa com que idade, mas quanto mais jovem mais difícil fica. Você fica pensando ninguém vai querer ficar comigo, não poderei ter um filho saudável (com os cuidados médicos é sim possível). Depois do medo vem a raiva, a culpa e o famoso “se eu tivesse […]”, apenas pare, você não pode voltar no passado e como minha mãe diz “Sida é como qualquer outra doença, se você se cuidar você viverá o tempo que Deus permitir, com muita saúde, e após uma ajuda psicóloga caso você precise você voltará a sorrir para vida”, claro que haverá mudanças no seu estilo de vida, mas nada que você não possa aguentar. A doença não irá impedir que você se relacione e case com alguém, mas você terá que ser honesto com essa pessoa, deixar ela a par de tudo, dar a ela a opção de assumir qualquer coisa que vier pela frente. Minha irmã sempre disse que depois do sim eu devia ou melhor devíamos juntos fazer o teste, que é o meu direito como o dele de saber o estado de saúde do seu parceiro. E se por acaso der positivo, eu pelo menos saberia quais são os limites e lutas que iria enfrentar. Hoje sendo dia mundial contra o HIV/SIDA só queria dizer a você que é portador da doença que você tem muita energia e luz dentro, que não pode desistir ou conviver com pensamentos negativos de o que a sociedade pensa, aproveite cada momento porque você ainda tem muitos belos dias pela frente. 

E para você que não é portador da doença só tenho dois pedidos, primeiro não julgue nem discrimina a pessoa portadora, porque provavelmente você não sabe nada dela e da grande batalha que ela enfrenta e o segundo cuide-se, proteja-se, tenha mais atenção com os utensílios (pontiagudos etc.) que usas.
JUNTOS PELA LUTA CONTRA SIDA,  não contra o portador.

Sem comentários:

Enviar um comentário