26 de novembro de 2018

Por quê Minha Mãe Deu-me Pilulas E Por quê Não Tomei ❌💊

No início do ano 2016, minha mãe chegou em casa por volta das 7 p.m. e entregou-me essas pílulas, disse que tinha que tomar todos os dias, fiquei tipo what? Porque eu sabia o que isso era nem! Perguntei se ela estava com medo de eu engravidar (rindo), mas não era esse o motivo principal, porque sei que lá no fundo as mães sempre têm medo da filha engravidar antes da hora ou antes de nós estarmos estáveis, educação e condições financeiras. O motivo real é que desde que o meu período começou, nunca foi regular e quando mais nova ficava com medo de repente sair e passar vergonha na rua (ainda tenho pesadelo), já que não tenho dia exacto, essa era uma preocupação que partilhava com ela. A minha mãe descobriu que as pílulas anticoncepcionais além de evitar a gravidez, também regula o ciclo menstrual, então ela decidiu que eu deveria tomar e deixou bem claro “Jéssica se você um dia falhar não tomar e se envolver sexualmente sem protecção serás mãe” e novamente fiquei tipo what? Tomei as pílulas? Não tomei, não pelo motivo que vocês pensam, mas sim porque dia seguinte a minha irmã mais velha que estava de visita numa conversa, ela disse que os comprimidos eram pesados para certas pessoas, que devia começar a tomar na época das férias porque eu podia não reagir bem logo de primeira aos comprimidos, como ela que ficou quase duas semanas com dores de cabeça e muito incomodada quando iniciou o planeamento familiar com as pílulas, então fui adiando e adiando o uso das pílulas. Num certo dia em um convívio familiar, minha tia que foi médica estava a falar sobre o planeamento, foi a minha oportunidade de procurar saber porque as pílulas causam esse efeito, ela explicou que isso vai de pessoa á pessoa igual as cólicas nem todos tem, no momento que falei que eu estava para tomar as benditas pílulas, ela perguntou com um olhar de desaprovação “você já tem uma vida sexual activa?” expliquei que era para regular e diminuir os dias porque levo mais de 3 dias, enquanto tenho sintomas de anemia (eu sou uma desgraçada muito azarada as vezes), ela falou que eu não devia tomar as pílulas para regular meu ciclo considerando que não tenho uma vida activa, que devia continuar a ter os mesmos cuidados para evitar passar vergonha, que é colocar absorvente três dias antes do dia do início da menstruação anterior, tomar sal ferroso para ajudar a repor o sangue perdido pelos dias a mais, que só devia me preocupar com o meu ciclo quando começar uma vida sexual activa e quando quiser ter filhos, por esses motivos não cheguei a ingerir as pílulas. 


Um conselho a todos que já tem uma vida sexual activa adira ao planeamento sexual, evita não só a gravidez indesejada como também a ruptura ou adiamento da sua realização profissional, vamos trazer crianças alegres e saudáveis tendo filho na hora certa.
Beijos.

Sem comentários:

Enviar um comentário